sexta-feira, 23 de julho de 2010
'Os Malefícios do Tabaco'
Nessa segunda-feira, dia 26, no TUI - Espaço Cultural Victorio Faccin, tem apresentação do espetáculos OS MALEFÍCIOS DO TABACO, com criação e atuação de Gustavo Scherer. Às 20:00 horas!
Depois, na quarta, dia 28, tem novamente o espetáculo, mas dessa vez no Theatro Treze de Maio, às 20:30. A entrada é sempre gratuita.
O espetáculo apresenta a figura de Nioukhine, um patriarca sem autoridade perante sua família. Por estabelecer uma relação de dependência com sua esposa, o personagem é totalmente dominado por ela. Como a esposa o obriga a realizar conferências beneficentes, sem ter outro remédio se não obedecer, Niouhkine tenta concretizar a palestra. Apesar disso, chegando lá, o personagem desvia totalmente do tema, criando assim um universo lânguido e descontraído. O texto é do dramaturgo russo Anton Tchekhov.
Esperamos vocês lá!
Divulguem!
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Espetáculo 'Christine'
Nessa sexta-feira, dia 16 de julho, às 20:00 horas, tem o espetáculo-solo "Christine", baseado no romance "O Fantasma da Ópera", de Gastón Leroux. O espetáculo tem criação e atuação de Elise Schenkel.
Confiram também, no dia 22 de julho, quinta-feira, o mesmo espetáculo no Theatro Treze de Maio, dessa vez às 20:30 horas.
A entrada é sempre gratuita. Não percam!
Sobre a peça:
Nos subterrâneos da Ópera de Paris, um fantasma assusta a todos. Mas será mesmo um fantasma? O fantasma da Ópera habitava o imenso subterrâneo do teatro mais famoso de Paris e de lá só saía para acalentar suas duas paixões: a música e a encantadora e jovem cantora Christine Daaé. O fantasma, prisioneiro da própria feiura, perambula pelo teatro, ora aterrorizando quem zomba de sua imensa feiura e de sua existência, ora fazendo da voz de Christine, a mais cristalina que Paris já escutou. Ninguém o vê, mas cedo ou tarde, todos sentem e temem a sua presença...
Confiram! E atenção!!!
No TUI a peça é às 20:00 horas!!!
Até lá!
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Espetáculo "Delírios de Amores e Cigarros"
Nessa sexta, dia 02, dando continuidade ao "Programa de Extensão Teatro Fora do Eixo", tem apresentação do espetáculo "Delírios de Amores e Cigarros", com criação e atuação de Angélica Ertel.
Programem-se e compareçam!
Dia 02 de julho, sexta-feira, 20:30 horas, no TUI - Espaço Cultural Victorio Faccin.
Dia 10 de julho, sábado, 20:30 horas, no Theatro Treze de Maio.
Sempre gratuito!
Divulguem!
sábado, 26 de junho de 2010
Cartaz do Espetáculo MÃO NA LUVA
Convidamos a todos, nessa segunda-feira, a irem ao TUI - Teatro Universitário Independente (Espeço Cultural Victorio Faccin), às 20:30 horas, assistir ao espetáculo MÃO NA LUVA, com direção de Aline Luz e, no elenco, Antonio Orellana e Daniela Minello.
Também rola apresentação no dia 30, mas dessa vez no Theatro Treze de Maio, às 20:30 horas.
E tem a oficina!
Terça-feira, dia 29 de junho, das 14:00 às 18:00. Gratuita e com certificado!
Inscrições pelo fone (55) 9638-4895 com Girrezi ou (55) 9157-6732 com Gelton.
Quem quiser, pode se inscrever também na segunda, após o espetáculo.
Abraço a todos!
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Quarta e Sexta: O AFOGADO MAIS BONITO DO MUNDO
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Oficina 'O Movimento Cênico Criativo'
O Programa de Extensão Teatro Fora do Eixo está de volta, e com ele, as oficinas, oferecidas gratuitamente à comunidade!
E o retorno acontece com a oficina
O Movimento Cênico Criativo,
ministrada por André Galarça.
A oficina visa a proporcionar a sensibilização da capacidade criativa dos participantes, através do jogo cênico e do movimento do corpo. Propõe-se a orientação e o desenvolvimento corporal, dentro do ambiente cênico, com o estabelecimento de relações entre os intérpretes (ação-reação).
Data e Hora: Quinta, 24 de junho, das 14:00 às 18:00h.
Nº de vagas: 15.
Duração: 4 horas.
Necessidades: roupas adequadas ao movimento (para os participantes).
Currículo: André Galarça, formando em Interpretação Teatral pelo Curso de Artes Cênicas, da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Bacharel em Ciências Contábeis (2009) pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA e integrante do Teatro Por Que Não?
O Local das oficinas é o TUI - Teatro Universitário Independente (Espaço Cultural Victorio Faccin), na Rua Duque de Caxias, n°360.
Inscrições pelos fones
(55)9638-4895, com Girrezi ou
(55) 9157-6732, com Gelton.
Esperamos todos lá!
Oficina 'Memória e Repetição na Montagem Teatral'
Memória e repetição na montagem teatral
com a diretora Aline Luz.
A oficina pretende apresentar uma forma de trabalho baseado no método de criação da bailarina Pina Bausch, centrada na memória pessoal e corporal dos atores, para a criação de sequências de movimentos, e na repetição dos mesmos, ou parte deles, para dar vida ao espetáculo.
Data: 29 de junho.
Horário: 14:00 horas.
Número de Vagas: 20.
Duração: 4 horas.
Necessidades: Roupas confortáveis para a prática de exercícios
Currículo: Aline Luz é formada em Direção Teatral pelo Curso de Artes Cênicas da UFSM, e atualmente reside em Pelotas, onde cursa Licenciatura em Teatro, pela UFPel e trabalha com projetos na área de teatro.
Informações e inscrições:
(55) 9638-4895, com Girrezi
(55) 9157-6732, com Gelton
Prestigie!
sexta-feira, 11 de junho de 2010
O Programa está de volta!
Confira a programação desse mês de junho!
As apresentações começam na quarta-feira, dia 23 de junho.
Vá ao teatro!
Abraço a todos!
O Afogado Mais Bonito do Mundo
As apresentações da peça "O Afogado Mais Bonito do Mundo" serão gratuitas, às 20:30 horas, nos dias 23 de junho (Theatro Treze de Maio - Praça Saldanha Marinho) e 25 de junho (TUI - Teatro Universitário Independente - Espaço Cultural Victorio Faccin).
Confira alguns dados sobre a peça:
O Afogado Mais Bonito do Mundo
Adaptação do conto de Gabriel García Márquez
Sinopse
O espetáculo 'O Afogado Mais Bonito do Mundo' localiza uma vila de pescadores, perdida em um lugar remoto, que recebe do mar um volume escuro e silencioso, um afogado. Enquanto os homens buscam por informações sobre o afogado nas redondezas, as mulheres o preparam para o sepultamento, ao mesmo tempo em que cuidam e fantasiam sua vida fora dali. Em cena, o ator André Galarça remonta a trajetória imaginada e sonhada pelas mulheres que o acolhem, bem como a atual condição daquele lugar. Por fim, o funeral mais esplêndido é preparado, em que “houve tantas flores e tanta gente, que mal se podia caminhar”.
Ficha Técnica
Criação e Atuação
André Galarça
Sonoplastia
Thiago Theobald
Iluminação
Juliana Bassaco
Operação de Iluminação:
Juliet Castaldello
Figurinos
Tânia Galarça
Maquiagem
Aline Ribeiro
Não deixem de conferir!
E que siga o nosso teatro!
Mão na Luva
Sinopse
Mão na Luva apresenta os conflitos de um casal em crise, representados aqui apenas por Ela e Ele. Depois de nove anos, e a crise no casamento, Ela decide abandonar o marido, em uma longa noite de conversas. Ele a questiona quanto aos motivos da sua decisão.
Regada a confissões de infidelidade, cobranças de ilusões perdidas e uma ou outra recaída apaixonada, os dois relembram o passado, revivem alguns momentos enquanto Ela tenta sair de casa. No entanto, sair e abandonar o marido e a vida conjugal não é assim tão fácil quanto parece...
Ficha Técnica
Direção: Aline Luz
Atuação: Antônio Orellana
Daniela Minello
Iluminação, cenário e figurino: Aline Luz
Duração: 55 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Confiram!
As apresentações são GRATUITAS, sempre às 20:30 horas.
Dia 28 de Junho - Segunda-Feria - no TUI (Teatro Universitário Independente - Espaço Cultural Victorio Faccin).
Dia 30 de Junho - Quarta-Feira - no Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho).
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Cartaz "O Último Espetáculo desta Terra"
O Último Espetáculo desta Terra
É com orgulho que convido a todos para a peça O Último Espetáculo desta Terra, pelo Programa de Extensão Teatro Fora do Eixo. Acontece nessa sexta, dia 26 de fevereiro, às 20:30 horas no TUI - Teatro Universitário Independente (Duque de Caxias, 380).
A peça
Protagonizado por um artista mambembe que viaja pelos caminhos do sul para mostrar sua arte artesanal, a história é contada com bonecos e com sua oratória, revelando, ao longo da trama, aspectos psicopessoais da sua vida, ao contar as mirabolantes peripécias com sua cadela Tetéia. Assim, sua vida torna-se parte desse espetáculo que ele apresenta, hora confundindo-se o que é ficção e o que é realidade.
Sobre a montagem
A montagem apresenta um artista em declínio, acompanhando não só a sua decadência, mas a decadência e extinção de sua arte, fato que não torna a peça psicológica, e sim tragicômica, pois apresenta o existencialismo, aliado ao sarcasmo que o riso pode oferecer. Nesse universo conturbado de dúvidas existenciais surge O Último Espetáculo desta Terra, recheado de causos tradicionais e paradigmas do homem dos pampas, preocupado em manter acesa a chama de suas tradições antropológicas.
Ficha Técnica
Texto: Livre adaptação da obra 'Jojô e Jajá e não Ioiô e Iaiá' e o conto 'A Tetéia', de João Simões Lopes Neto.
Criação e atuação: Marcele da Silva do Nascimento.
Cenografia, figurinos e elementos cênicos: Cristiano Bittencourt dos Santos.
Cabelo e Maquiagem: Helena Carolina Andrade.
Bonecos: Cristiano Bittencourt dos Santos e Marcele da Silva do Nascimento.
Iluminação: Concepção e operação: Ricardo Martel.
Sonoplastia Execução: Cristiano Bittencourt dos Santos.
Não percam!
Abraço a todos!
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Oficina "O Público em Cena"
Seguem abaixo os dados:
Hora de Local: Dia 11 de fevereiro - sexta-feira - das 14:00 às 18:00 horas no TUI.
Responsável: Teatro Por Quê Não?
Lembro também do que trata o espetáculo:
'A amarga realidade brasileira de forma explícita diante do público, que se faz cúmplice da violência de uma parcela da sociedade que vive em situações extremas. Prostitutas submetidas a opressões, humilhações e torturas de um inescrupuloso homossexual, dono do prostíbulo, e seu violento serviçal. O valor da vida reduzido a menos que um abajur lilás. Escrita a 40 anos atrás a peça de Plínio marcos é impressionantemente atual, e o público que a assiste passivo, é um retrato fiel da sociedade.'
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Novos cartazes 'O Abajur Lilás'
É dela também a logomarca nova do Programa de Extensão Teatro Fora do Eixo, que vocês já podem conferir nos cartazes, e que logo logo constará na abertura do blog.
***
Abraço a todos, e lembrem:
O ABAJUR LILÁS
De Plínio Marcos
Direção: Felipe Martinez.
Elenco: Aline Ribeiro, Cauã Kubaski, Deivid Machado Gomes, Juliet Castaldello, Luiza de Rossi.
Dias 05 e 12 de fevereiro, sexta-feira.
Às 20:30 horas, no TUI - Teatro Universitário Independente (Rua Duque de Caxias nº380, Bairro Rosário).
Entrada Franca!
O Abajur Lilás
Dias 05 e 12 de Fevereiro, sexta-feira, estréia no TUI o espetáculo 'O Abajur Lilás', de Plínio Marcos, às 20:30 horas. Como sempre, a entrada é gratuita. Vamos aos detalhes:
Sinopse
A amarga realidade brasileira de forma explícita diante do público, que se faz cúmplice da violência de uma parcela da sociedade que vive em situações extremas. Prostitutas submetidas a opressões, humilhações e torturas de um inescrupuloso homossexual, dono do prostíbulo, e seu violento serviçal. O valor da vida reduzido a menos que um abajur lilás.
Comentário
Escrita a 40 anos atrás a peça de Plínio marcos é impressionantemente atual, e o público que a assiste passivo, é um retrato fiel da sociedade.
Ficha Técnica
Direção: Felipe Martinez.
Elenco: Aline Ribeiro, Cauã Kubaski, Deivid Gomes, Juliet Castaldello, Luiza de Rossi.
Por enquanto é isso... não deixem de comentar.
Abraço!
"À Margem da Vida" no TUI
é com orgulho que encerramos as atividades de Janeiro, do Programa de Extensão Teatro Fora do Eixo, com a apresentação do espetáculo 'À Margem da Vida', com direção de Adriana Dal Forno, e atuação de Antônio Orellana, André Galarça, Alessandra Dörr e Letícia Müller.
O nosso grande amigo Marcelo Cabala (twitter @marcelocabala) registrou mais uma apresentação. Segundo ele, haverá o registro das 24 peças, que ficarão à disposição no flick dele: clica aí e confere as fotos das apresentações: http://www.flickr.com/photos/teatroforadoeixo_marcelocabala
Pra dar um gostinho, algumas das preferidas:
Obrigado mais uma vez ao Cabala!
E fiquem ligados na programação de Fevereiro do Programa de Extensão Teatro Fora do Eixo.
Abraços!
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Oficinas de Janeiro!
Seguem abaixo os programas das oficinas do “Programa de Extensão Teatro Fora do Eixo” do mês de janeiro. As oficinas são gratuitas, e qualquer pessoa pode inscrever-se através dos telefones (55) 9638-4895, com Girrezi Ribas, ou (55) 9157-6732, com Gelton Quadros.
DIVULGUEM!!!
Do movimento à ação física – Adriana Dal Forno
A oficina propõe o exercício do movimento no espaço pelo ritmo e fluxo; a criação de seqüência de movimento e de sentidos e o estabelecimento da ação física através da imagem no movimento.
Nº de vagas: entre 15 e 20
Necessidades: os alunos deverão comparecer ao local da oficina com roupas adequadas ao movimento.
Currículo: Adriana Dal Forno, professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Graduação em Ed. Artística – Habilitação em Artes Cênicas, Mestrado em Artes na UNICAMP – SP. Trabalha com a formação de atores no bacharelado em Artes Cênicas da UFSM, sob o enfoque da criação da poética cênica pela singularidade da ação física.
Data e Hora: Sexta, 22 de janeiro, das 14:00 às 18:00h.
O ritmo no corpo – Alessandra Dörr
A oficina visa a colaborar para a sensibilização da capacidade rítmica de seus participantes, através de exercícios que trabalhem a musicalidade do corpo no tempo e no espaço, pela variação dos elementos que os compõem, como fluxo, peso, velocidade e tridimensionalidade.
Nº de vagas: 15
Necessidades: os alunos deverão comparecer ao local da oficina com roupas adequadas ao movimento.
Currículo: Alessandra Dörr, graduada pelo Curso de Artes Cênicas – Habilitação Interpretação Teatral, na Universidade Federal de Santa Maria, RS. Mestranda em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
Data e Hora: Sexta, 29 de janeiro, das 14:00 às 18:00h.
Haverá certificado para todos os participantes.
Compareçam!